Webquests

Meio Ambiente e sustentabilidade 3º ano

Meio Ambiente e sustentabilidade 3º ano

por Dami Cristina Rodrigues -
Número de respostas: 3
Imagem de Turma 1

INTRODUÇÃO

Meio Ambiente

Quando ouvimos falar do meio ambiente automaticamente pensamos nas matas, animais, plantas porém meio ambiente também pode ser compreendido como um espaço em que vivemos e nos desenvolvemos. Vamos aprender sobre a poluição dos rios, suas consequências no meio ambiente, descobrir também formas de estar contribuindo para acabar com a poluição pois esta problemática vem crescendo de uma forma muito avançada.


TAREFA

Vamos representar através de maquete nossos rios o meio ambiente de uma forma que seja possível diferenciar o lado comprometido com a poluição e o outro sem poluição.

Terão o prazo de 5 dias para entrega da maquete.

Maquete 1

Maquete 2

PROCESSO

Atividade será realizada através de pesquisa, em sites e outras fontes para compreensão do tema.

Produção das maquetes.

Para fazer uma maquete , os materiais usados são simples. Para a base da maquete escolar são utilizados isopor, papelão  ou madeira. Utiliza-se caixinhas de fósforo, leite, pasta de dente ou remédios para fazer os prédios e as casas. Para esconder a embalagem, papel de seda ou tinta são as melhores opções. Podem utilizar a argila.

Com estas dicas vocês irão conseguir   fazer uma linda maquete escolar sobre o tema escolhido, que vai lhes ajudar a ganhar boa nota. Tenham bastante criatividade e imaginação.

Esta atividade será realizada com uma turma de 3º ano ensino fundamental e será em dupla e terão que realizar uma apresentação do trabalho desenvolvido:

  • Pesquisa
  • Construção da Maquete

FONTES DE INFORMAÇÃO



AVALIAÇÃO

A avaliação sera realizada através da maquete, através da sua construção, pois nela será possível avaliar o que foi compreendido com a pesquisa realizada.

  • Criatividade - Será avaliado a diversidade de materiais utilizados na produção da maquete; (2 pontos)
  • Realização da maquete no prazo estipulado - Finalizar a tarefa em no período estabelecido (2 pontos)
  • Apresentação da maquete para a turma - Apresentação (2 pontos); Clareza e objetividade (2 pontos);  Domínio do tema (4 pontos);  

Não atingirá a nota máxima se:

  • A maquete não ser apresentada durante o período de solicitação.
  • Se não apresentar justificativa de não ter realizado a atividade proposta.

CONCLUSÃO

Alem da  socialização dos  alunos nesta atividade podemos promover a conscientização dos seres humanos quanto a importância do meio ambiente e sua sustentabilidade,  como cidadãos do bem estar sempre nos conscientizando e conscientizando o próximo para que muitos rios sejam preservados de forma contínua.  


CRÉDITOS

Webquests realizado por: Dami Cristina Rodrigues
Em resposta à Dami Cristina Rodrigues

Re: Meio Ambiente e sustentabilidade 3º ano

por Eli Lopes da Silva -
Imagem de Turma 1
Oi, Dami. Muito legal sua webquest e gostaria de dar algumas sugestões para que fique mais legal ainda:
1) No processo, você pode dar dicas de tipos de materiais que poderiam ser utilizados para a produção das maquetes.
2) Na avaliação, tente utilizar as rubricas: quais os critérios serão utilizados para dar nota para a maquete? Para cada critério quais os descritores?
3) Gostei muito dos vídeos de fontes de informação, mas se você puder acrescentar algum vídeo que mostre como produzir uma maquete, aí fica mais afinado ainda com a tarefa.
Parabéns.
Um abraço.
Em resposta à Eli Lopes da Silva

Re: Meio Ambiente e sustentabilidade 3º ano

por Eli Lopes da Silva -
Imagem de Turma 1
Oi, Dami.
Está aqui a rubrica que elaboramos na aula de 14/10.
Critérios Descritores Níveis de Desempenho
1 Criatividade
Houve diversidade do uso de materiais para a produção da maquete 2
Não houve diversidade no uso de materiais 1
Não fez a maquete 0
2 Cumprimento dos prazos
Produziu a maquete no prazo estipulado 2
Não entregou no prazo 0
3 Apresentação
A apresentação teve momento de introdução, estrutura, objetivos e conclusão 2
Deixou de apresentar um dos aspectos a seguir: introdução, estrutura, objetivos e conclusão 1
Não apresentou mais de um dos aspectos: introdução, estrutura, objetivos, conclusão. 0
4 Clareza e objetividade
Houve clareza e objetividade na apresentação para a turma. 2
Faltou clareza ou objtevidade na apresentação para a turma 1
Não apresentou para a turma 0
5 Domínio do tema
Obteve boa elaboração da pesquisa sobre o tema. 2
Não realizou a pesquisa. 0
Em resposta à Eli Lopes da Silva

Re: Meio Ambiente e sustentabilidade 3º ano

por Dami Cristina Rodrigues -
Imagem de Turma 1
Obrigada prof Eli sem palavras para agradecer a você por toda ajuda, pessoa maravilhosa amei cada aula. Continue essa pessoa querida que você é, gratidão por tudo !!!