INTRODUÇÃO
A primavera é a estação do ano compreendida entre os dias 23 de setembro de 22 de dezembro. é uma das quatro estações do ano, localizada entre o inverno (Período de muito frio em alguns lugares) e antes do verão (Período de muito calor). A palavra tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão”. É caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de flores que desabrocham, por isso a chamam de estação das flores.
Entre as principais características que podem ser percebidas na primavera, estão o aumento das chuvas e da umidade, as temperaturas amenas, dias e horas com a mesma duração e surgimento de muitas flores. (lembrando que em alguns lugares do Brasil não ocorre algumas dessas mudanças climáticas das estações).
Para entendermos melhor essa passagem a criança deverá assistir parte do filme Bambi II, que retrata um pouco sobre a passagem da estação inverno para a primavera:
TAREFA
Vocês irão fazer duas atividades:
Atividade 1: O que aconteceu no vídeo do Bambi II.
Atividade 2: Vocês irão fazer um vídeo, realizando uma experiência com gelo com auxilio de um responsável familiar, que nos permitirá observar a ação do sol e do vento.
PROCESSO
Atividade 1: Video do Bambi II
Responda, escrito no seu caderno de atividades:
o que chamou sua atenção no vídeo do Bambi II? Que relação a história tem com a passagem do inverno com a primavera? Onde você mais percebeu essa transformação?
Atividade 2: Experiência com gelo
Passo a passo:
- O Aluno também deverá antes do vídeo fazer uma apresentação, informando: Nome e sobrenome, escola, turma, e ano na qual a filmagem foi feita.
- Coloque água em 2 copos plásticos de 300 ml e os leve a geladeira até congelar.
- Retire os copos e os leve para um local aberto. Um dos copos deverá ficar sob o sol, e o outro na sombra.
- Filme por 5 segundos o gelo nas duas situações, a cada 10 minutos. Para mostrar e registrar o que está acontecendo.
- Assim que nos dois copos estiver somente água,
Responda as perguntas abaixo:
(Peça ajuda a um familiar responsável para filmar, e fazer as perguntas, para que você criança, consiga responder com tranquilidade. Caso ache necessário e mais seguro, escreva as perguntas e as respostas em uma folha de papel, e as responda enquanto as lê)
- "O que sentimos quando ficamos no sol?"
- "Além do gelo, o que mais derrete ou amolece se ficar no sol?"
- "Por que acontece esse fenômeno?"
- "Além do Sol, o que derrete as coisas"
- O que aconteceu com o gelo que estava sob a sombra?
- Qual a diferença entre as duas condições que os copos se encontravam (sol, sombra)?
Peça ajuda a um responsável familiar, para que o ajude na edição dos vídeos, utilizando o aplicativo de celular Filmr .
- (Para baixar e utilizar esse aplicativo, utilize a Play store do celular. veja o passo a passo nas fontes de informações)
FONTES DE INFORMAÇÃO
- Passo a Passo de como utilizar o Filmr:
Aplicativo para Android:
- Para maior detalhamento sobre a primavera em outros lugares do mundo, observe o documentário:
- Ouça e observe também a música:
AVALIAÇÃO
Para atingir a nota máxima:
- o aluno deverá primeiramente mostrar interesse em fazer, e realizar as atividades 1 e 2.
- Deverá entregar a atividade 1 dentro do prazo que será solicitado.
- Ter cuidado com o figurino, edição, filmagem, e o que será dito no vídeo baseado nas informações recolhidas mediante observação.
- Deverá Detalhar o máximo possível suas observações.
- Seu figurino deve estar adequado, levando em consideração que seu vídeo será mostrado para os colegas de classe, ou para outros alunos de outras turmas para exemplificar sua experiência.
- Deverá seguir o passo a passo conforme solicitado.
O aluno não obterá nota máxima
- Não entregar uma das atividades.
- Usar palavras de baixo calão durante o vídeo.
- Não fizer a apresentação antes do vídeo.
- Não responder as perguntas.
O aluno não irá receber pontuação se:
- Não justificar com antecedência o motivo de não poder realizar as atividades.
- Não realizar as atividades.
CONCLUSÃO
CRÉDITOS
https://escolaeducacao.com.br/projeto-primavera/