Webquests

Primavera - 3º ano

Primavera - 3º ano

by Fabíola Reis -
Number of replies: 1
Picture of Turma 1

INTRODUÇÃO

Primavera

A primavera é a estação do ano compreendida entre os dias 23 de setembro de 22 de dezembro. é uma das quatro estações do ano, localizada entre o inverno (Período de muito frio em alguns lugares) e antes do verão (Período de muito calor).  A palavra tem origem no latim primo vere, que significa “antes do verão”. É caracterizada, principalmente, pela grande quantidade de flores que desabrocham, por isso a chamam de estação das flores. 

Entre as principais características que podem ser percebidas na primavera, estão o aumento das chuvas e da umidade, as temperaturas amenas, dias e horas com a mesma duração e surgimento de muitas flores. (lembrando que em alguns lugares do Brasil não ocorre algumas dessas mudanças climáticas das estações). 

Para entendermos melhor essa passagem a criança deverá assistir parte do filme Bambi II, que retrata um pouco sobre a passagem da estação inverno para a primavera: 

 

Filme: Bambi II

TAREFA

Vocês irão fazer duas atividades:

Atividade 1: O que aconteceu no vídeo do Bambi II.

Atividade 2: Vocês irão fazer um vídeo, realizando uma experiência com gelo com auxilio de um responsável familiar, que nos permitirá observar a ação do sol e do vento.  

PROCESSO

Atividade 1: Video do Bambi II

Responda, escrito no seu caderno de atividades: 

o que chamou sua atenção no vídeo do Bambi II? Que relação a história tem com a passagem do inverno com a primavera? Onde você mais percebeu essa transformação?

Atividade 2: Experiência com gelo

Passo a passo:

  1. O Aluno também deverá antes do vídeo fazer uma apresentação, informando: Nome e sobrenome, escola, turma, e ano na qual a filmagem foi feita.
  2. Coloque água em 2 copos plásticos de 300 ml e os leve a geladeira até congelar.
  3. Retire os copos e os leve para um local aberto. Um dos copos deverá ficar sob o sol, e o outro na sombra. 
  4. Filme por 5 segundos o gelo nas duas situações, a cada 10 minutos. Para mostrar e registrar o que está acontecendo. 
  5. Assim que nos dois copos estiver somente água, 

Responda as perguntas abaixo: 

(Peça ajuda a um familiar responsável para filmar, e fazer as perguntas, para que você criança, consiga responder com tranquilidade. Caso ache necessário e mais seguro, escreva as perguntas e as respostas em uma folha de papel, e as responda enquanto as lê)

  • "O que sentimos quando ficamos no sol?"
  • "Além do gelo, o que mais derrete ou amolece se ficar no sol?"
  • "Por que acontece esse fenômeno?"
  • "Além do Sol, o que derrete as coisas"
  • O que aconteceu com o gelo que estava sob a sombra?
  • Qual a diferença entre as duas condições que os copos se encontravam (sol, sombra)?

Peça ajuda a um responsável familiar, para que o ajude na edição dos vídeos, utilizando o aplicativo de celular Filmr .

  • (Para baixar e utilizar esse aplicativo, utilize a Play store do celular. veja o passo a passo nas fontes de informações) 

FONTES DE INFORMAÇÃO

  • Passo a Passo de como utilizar o Filmr:

Aplicativo para Android: 

  • Para maior detalhamento sobre a primavera em outros lugares do mundo, observe o documentário:

  • Ouça e observe também a música:


AVALIAÇÃO

Para atingir a nota máxima: 

  1. o aluno deverá primeiramente mostrar interesse em fazer, e realizar as atividades 1 e 2. 
  2. Deverá entregar a atividade 1 dentro do prazo que será solicitado.
  3. Ter cuidado com o figurino, edição, filmagem, e o que será dito no vídeo baseado nas informações recolhidas mediante observação. 
  4. Deverá Detalhar o máximo possível suas observações.
  5. Seu figurino deve estar adequado, levando em consideração que seu vídeo será mostrado para os colegas de classe, ou para outros alunos de outras turmas para exemplificar sua experiência.
  6. Deverá seguir o passo a passo conforme solicitado.  

O aluno não obterá nota máxima

  1. Não entregar uma das  atividades.
  2. Usar palavras de baixo calão durante o vídeo. 
  3. Não fizer a apresentação antes do vídeo.
  4. Não responder as perguntas.  

O aluno não irá receber pontuação se:

  1. Não justificar com antecedência o motivo de não poder realizar as atividades.
  2. Não realizar as atividades.

 

CONCLUSÃO


CRÉDITOS

https://escolaeducacao.com.br/projeto-primavera/



In reply to Fabíola Reis

Re: Primavera - 3º ano

by Eli Lopes da Silva -
Picture of Turma 1
Oi, Fabíola. Muito boa sua webquest e, como você havia falado na aula, realmente você já incorporou a ideia da rubrica na avaliação.
Depois complete na conclusão. O texto da conclusão é deve responder à seguinte pergunta: Ao final da tarefa o aluno será capaz de quê?
Por exemplo: pode começar mais ou menos assim: Após realizar esta tarefa o aluno terá aprendido.....
Um abraço.