Livro didático 1 - webquest

Autores: Caroline Lengert (IFSC) e Eli Lopes da Silva (USJ)
________________________________________________________________

2. Introdução

Houve um tempo no qual os professores que quisessem utilizar computador nas suas práticas pedagógicas precisavam, antes de tudo, estudar informática. Era necessário conhecer alguns aspectos das tecnologias que eram básicos para a realização de qualquer atividade no computador, tais como sistemas operacionais, linguagens de programação e, para aqueles que queriam se aventurar a ter suas páginas pessoais, códigos em HTML, a sigla de HiperText Markup Language, uma linguagem específica para criação de páginas de internet.

Hoje em dia não é bem assim. Qualquer professor que tenha algum conhecimento mínimo de como acessar a internet consegue utilizar e criar recursos que podem ser usados nas suas aulas, sem precisar frequentar longos cursos de informática que tratariam de questões como sistemas operacionais ou mesmo linguagens de programação.

Dezenas de recursos digitais que o professor pode se apropriar para enriquecer suas aulas com simulações ou mesmo para criação de sua página pessoal estão aí, na internet, muitas vezes disponibilizados gratuitamente. Entre eles podemos destacar o portal do professor, criado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC); os portais de objetos educacionais; os portais que permitem criação de blogs; o Facebook, que além de ser uma rede social permite que o professor crie seu grupo ou página pessoal, com a possibilidade de disponibilizar arquivos para os alunos; os softwares para criação de mapas conceituais; o Youtube, que tem inclusive uma ferramenta intitulada Youtube Teachers; portais de webquest, entre tantos outros.