Estatística - mediação para AD1 - parte 2

1. 2. AD1 parte 2 - entrega até 30.09.2022

Neste capítulo, daremos algumas dicas para as questões da AD1. Começamos com as orientações iniciais fornecidas pela professora.

Orientações para a realização da atividade

 

No tópico 1, foram estudados os principais conceitos de introdução à Estatística & Probabilidade e apresentado um exercício (atividade formativa 2), que exemplifica de forma prática os conteúdos estudados nesse tópico. Nas vídeo-aulas, a resolução da atividade formativa 2 foi sendo demonstrada por meio de tutoriais, que ilustravam como resolver os exercícios empregando o software SPSS e como interpretar os resultados.

Nesta atividade avaliativa 1 (AD1), será apresentado um exercício (semelhante à atividade formativa 2), que simula uma pesquisa científica, que contêm um problema de pesquisa e cujos dados já foram coletados e analisados por meio de estatística descritiva, empregando os mesmos procedimentos da atividade formativa 2. Solicita-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, respondendo às questões abaixo. Esta atividade deve ser respondida individualmente e postada na página do Moodle da disciplina.

----- ------

Nesta atividade avaliativa 1, iremos exemplificar o tratamento e interpretação de dados de uma pesquisa científica conduzida sobre a temática do Objetivo de desenvolvimento sustentável 12 –(ODS12) Consumo e produção responsáveis. No Brasil, o ODS12 pautado pela Organização das nações Unidas, tem como prioridade assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, e dentre suas metas, está a 12.5:“Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso” (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12).

A geração de resíduos mal aproveitados, que lotam os aterros sanitários sem devida reciclagem é uma realidade também em Santa Catarina. Um exemplo, pode ser verificado no aterro santário de Biguaçu, que atende a região da grande Florianópolis (veja o vídeo:

).

 

Dentro desse contexto a presente pesquisa objetivou avaliar se a situação econômica de cada localidade na cidade de Florianópolis tem relação com a conscientização da população em relação à separação correta dos resíduos gerados e ao correto descarte dos mesmos. Os dados gerados na pesquisa irão subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos quanto à implantação de programas de educação ambiental e de incentivo às empresas e comércio local, para redução de resíduos não-recicláveis. Na pesquisa em questão, a cidade de Florianópolis foi dividida em 5 localidades, conforme a Figura 1.

 

 MAPA

Um grupo de pesquisadores efetuou visitas de campo em cada localidade, com intuito de entrevistar moradores e verificar as condições socioeconômicas do local: em cada rua, foi verificado o padrão das residências (em função do tipo de construção – de alvenaria, de madeira, tamanho, acabamento, condições de manutenção, jardim, veículos). 100 moradores (adultos, de ambos os sexos) de cada localidade foram selecionados de forma não aleatória (amostragem por cotas) e entrevistados, para identificar o conhecimento e adesão aos programas de coleta seletiva de resíduos. Por fim, a quantidade de resíduos per capita foi mensurada e os dados analisados por meio de medidas descritivas.

Fig. 1 Mapa de Florianópolis dividido por localidades, para a realização da pesquisa.

 (Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=caracterizacao+dos+residuos+solidos&menu=7&submenuid=283)

 OBS. Os dados apresentados nesta avaliação são fictícios, criados especificamente para fins didáticos.