Estatística - mediação para AD1 - parte 2

Site: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
Curso: UDESC - Mediações para a segunda fase BICT
Livro: Estatística - mediação para AD1 - parte 2
Impresso por: Usuário visitante
Data: quinta, 19 Set 2024, 13:43

1. 2. AD1 parte 2 - entrega até 30.09.2022

Neste capítulo, daremos algumas dicas para as questões da AD1. Começamos com as orientações iniciais fornecidas pela professora.

Orientações para a realização da atividade

 

No tópico 1, foram estudados os principais conceitos de introdução à Estatística & Probabilidade e apresentado um exercício (atividade formativa 2), que exemplifica de forma prática os conteúdos estudados nesse tópico. Nas vídeo-aulas, a resolução da atividade formativa 2 foi sendo demonstrada por meio de tutoriais, que ilustravam como resolver os exercícios empregando o software SPSS e como interpretar os resultados.

Nesta atividade avaliativa 1 (AD1), será apresentado um exercício (semelhante à atividade formativa 2), que simula uma pesquisa científica, que contêm um problema de pesquisa e cujos dados já foram coletados e analisados por meio de estatística descritiva, empregando os mesmos procedimentos da atividade formativa 2. Solicita-se que os alunos interpretem os resultados obtidos, respondendo às questões abaixo. Esta atividade deve ser respondida individualmente e postada na página do Moodle da disciplina.

----- ------

Nesta atividade avaliativa 1, iremos exemplificar o tratamento e interpretação de dados de uma pesquisa científica conduzida sobre a temática do Objetivo de desenvolvimento sustentável 12 –(ODS12) Consumo e produção responsáveis. No Brasil, o ODS12 pautado pela Organização das nações Unidas, tem como prioridade assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, e dentre suas metas, está a 12.5:“Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso” (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/12).

A geração de resíduos mal aproveitados, que lotam os aterros sanitários sem devida reciclagem é uma realidade também em Santa Catarina. Um exemplo, pode ser verificado no aterro santário de Biguaçu, que atende a região da grande Florianópolis (veja o vídeo:

).

 

Dentro desse contexto a presente pesquisa objetivou avaliar se a situação econômica de cada localidade na cidade de Florianópolis tem relação com a conscientização da população em relação à separação correta dos resíduos gerados e ao correto descarte dos mesmos. Os dados gerados na pesquisa irão subsidiar a tomada de decisão de gestores públicos quanto à implantação de programas de educação ambiental e de incentivo às empresas e comércio local, para redução de resíduos não-recicláveis. Na pesquisa em questão, a cidade de Florianópolis foi dividida em 5 localidades, conforme a Figura 1.

 

 MAPA

Um grupo de pesquisadores efetuou visitas de campo em cada localidade, com intuito de entrevistar moradores e verificar as condições socioeconômicas do local: em cada rua, foi verificado o padrão das residências (em função do tipo de construção – de alvenaria, de madeira, tamanho, acabamento, condições de manutenção, jardim, veículos). 100 moradores (adultos, de ambos os sexos) de cada localidade foram selecionados de forma não aleatória (amostragem por cotas) e entrevistados, para identificar o conhecimento e adesão aos programas de coleta seletiva de resíduos. Por fim, a quantidade de resíduos per capita foi mensurada e os dados analisados por meio de medidas descritivas.

Fig. 1 Mapa de Florianópolis dividido por localidades, para a realização da pesquisa.

 (Fonte: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/comcap/index.php?cms=caracterizacao+dos+residuos+solidos&menu=7&submenuid=283)

 OBS. Os dados apresentados nesta avaliação são fictícios, criados especificamente para fins didáticos.

1.1. Questão 1

ENUNCIADO:

(1,5) A tabela 1 apresenta algumas das variáveis mensuradas na pesquisa. Complete a tabela 1 indicando se as variáveis são qualitativas ou quantitativas, e a escala correspondente (nominal, ordinal, intervalar ou razões).

 

Tabela 1. Variáveis mensuradas no estudo.

Variável

Forma de aquisição

Categorias

Unidade de medida

Qualitativa/quantitativa

Escala (nominal, ordinal, intervalar, razões)

Localidade

Divisão baseada no mapa de Florianópolis

1.Norte

2.Sul

3.Leste

4.Centro

5.Continente

-
 
 

Situação sócio-economica da localidade

Classificação baseada nos critérios estabelecidos no estudo*

1.alta-média

2. baixa

3. Misto

-

 

 

Faixa etária

Questionário

  1. 21 a 39 anos
  2. 40 a 59 anos
  3. 60 anos ou mais

-

 

 

Sexo

Questionário

1. Masculino

2. Feminino

-

 

 

Grau de Conhecimentoadesão à coleta seletiva de resíduos

Questionário

1.Sem conhecimento/adesão

2.Parcial

3.Total conhecimento/adesão

-

 

 

Total de Resíduos gerados

Coleta em base de dados (DPCR/COMCAP,2001)

-

Toneladas/mês

 

 

População total

Coleta em base de dados (IBGE, 2000)

-

Número de habitantes

 

 

* Critérios de classificação da situação sócio-econômica por localidade: 1. Alta-Média: estabelecimentos residenciais e comerciais com padrão médio ou alto; 2. Baixa - estabelecimentos residenciais e comerciais com padrão baixo e miserável; 3. Misto: engloba estabelecimentos residenciais e comerciais tanto de classe Alta: Média como os de classe baixa.

No Anexo I são apresentados os resultados das medidas descritivas (média, desvio-padrão, mediana, desvio dos quartis (amplitude interquartil), estremo superior, extremo inferior, coeficiente de assimetria, erro padrão da assimetria, coeficiente de curtose, erro padrão da curtose e intervalo de 95% de confiança) para a variável “Total de Resíduos gerados”. Adicionalmente é mostrado um gráfico em caixas, desta variável. A partir dos resultados apresentados, responda as questões  a seguir.

DICAS:

Os slides da unidade 3 tratam exatamente deste assunto. Há, inclusive, um exercício formativo resolvido que lembra este tipo de quadro. Utilize as dicas lá apresentadas para completar aqui.

1.2. Questão 2

ENUNCIADO:

(1,5) 2. Considerando a variável “Total de resíduos gerados”, complete a tabela abaixo, identificando, para cada localidade: a) a média, o desvio-padrão, a mediana e o desvio dos quartis; b) Marque um “x” na localidade com maior geração de resíduos.

Localidade

Variável: total de resíduos gerados (Ton/mês)

Localidade com maior geração de resíduos

s

Md (dq)

Norte

 

 

(    )

Sul

 

 

(    )

Leste

 

 

(    )

Centro

 

 

(    )

Continente

 

 

(    )

Onde: x : média; s : desvio-padrão; Md : mediana; dq : desvio dos quartis

 

DICAS:

Para a letra a: basta copiar os dados do anexo.

Para a letra b: identifique o valor com maior média.

1.3. Questão 2C

ENUNCIADO:

(2,0) c) Calcule o coeficiente de variação (CV) pela fórmula abaixo, e, baseado no resultado, marque um “X” na localidade que apresenta o grupo de dados menos homogêneo. OBS. Lembrando que: CV=s/x ̅ *100   (Onde: X = média; s = desvio-padrão)

Localidade

Variável: total de resíduos gerados (Ton/mês)

Coeficiente de variação (%)

Localidade com grupo de dados menos homogêneo:

Norte

 

(    )

Sul

 

(    )

Leste

 

(    )

Centro

 

(    )

Continente

 

(    )

DICAS:

Para a letra c: no próprio enunciado da questão está a fórmula. Aplique-a para os cálculos. Na videoaula 4 a professora mostra, ao calcular o CV, para quais valores o grupo é considerado mais homogêneo ou menos homogêneo. Veja lá essa informação antes de marcar com um X aqui.

1.4. Questão 3

ENUNCIADO:

(2,0) 3. Considerando a variável “Total de resíduos gerados”, calcule o coeficiente de assimetria padronizado e o coeficiente de curtose padronizado para cada localidade e preencha a tabela abaixo, e marque com “x” na classificação correta, mostrando se os grupos de dados de cada localidade possuem desvios de simetria (assimetria negativa, assimetria positiva, ou simétrica) ou desvios de curtose (leptocúrtica, platicúrtica ou mesocúrtica).

OBS.

Para calcular o coeficiente de assimetria padronizado=coeficiente de assimetria/erro padrão da assimetria

Para calcular o coeficiente de curtose padronizado=coeficiente de curtose/erro padrão da curtose

Regra:

É considerado como tendo desvios de curtose ou de simetria, distribuições cujo coeficiente de curtose ou de assimetria padronizados não estejam dentro do intervalo de -2 até +2 desvios-padrão

 

Localidade

Variável: total de resíduos gerados (Ton/mês)

Valor do coeficiente de assimetria padronizado

Classificação

Valor do coeficiente de curtose padronizado

Classificação

Norte

 

(     ) assimetria negativa

(     ) simétrica

(     ) assimetria positiva

 

(     ) leptocúrtica

(     ) mesocúrtica

(     ) platicúrtica

Sul

 

(     ) assimetria negativa

(     ) simétrica

(     ) assimetria positiva

 

(     ) leptocúrtica

(     ) mesocúrtica

(     ) platicúrtica

Leste

 

(     ) assimetria negativa

(     ) simétrica

(     ) assimetria positiva

 

(     ) leptocúrtica

(     ) mesocúrtica

(     ) platicúrtica

Centro

 

(     ) assimetria negativa

(     ) simétrica

(     ) assimetria positiva

 

(     ) leptocúrtica

(     ) mesocúrtica

(     ) platicúrtica

Continente

 

(     ) assimetria negativa

(     ) simétrica

(     ) assimetria positiva

 

(     ) leptocúrtica

(     ) mesocúrtica

(     ) platicúrtica

DICAS:

1. Faça os cálculos dos dois coeficientes para preencher as colunas, utilizando as fórmulas que a professora apresentou no enunciado:

  • coeficiente de assimetria padronizado=coeficiente de assimetria/erro padrão da assimetria
  • coeficiente de curtose padronizado=coeficiente de curtose/erro padrão da curtose

2. No finalzinho do vídeo 4, a professora apresenta justamente os conceitos de assimetria e curtose. Assista ao vídeo para saber como classificar tanto a assimetria, quanto a curtose.

1.5. Questão 4

ENUNCIADO:

(2,0) 4. Complete a tabela abaixo com o intervalo de 95 % de confiança para a variável total de resíduos gerados (Ton/mês) por localidade, e interprete.(veja o exemplo, em letra vermelha)

Localidade

Variável: total de resíduos gerados (Ton/mês)

Intervalo de 95% de confiança

Interpretação

Norte

1333,69 a 1481,21

Pode-se afirmar com 95% de confiança que a média populacional do total de resíduos gerados no norte está num intervalo entre 1333,69 e 1481,21 Ton/mês.

 

Sul

 

 

 

 

Leste

 

 

 

 

Centro

 

 

 

 

Continente

 

 

 

 

DICAS:

Esta questão não exige cálculos. Note, no próprio exemplo que a professora apresentou, que os dados vieram do Anexo I. Faça o mesmo para os demais e interprete-os.

1.6. Questão 5

ENUNCIADO:

(1,0) Analise o gráfico em caixas, e marque um “x” na(s) localidade(s) que apresentam pontos discrepantes.

(      ) Norte       (      ) Sul      (      ) Leste       (      ) Centro         (      ) Continente

DICAS:

No vídeo 4, a professora apresenta um exemplo de gráfico em caixas para faixa etária. No caso, ela mostra que a discrepância estava nas faixas etárias de mais idade e explica o motivo. Veja a explicação que servirá de base para que você transponha para este caso. O gráfico em caixa a ser analisado está no anexo 1. 

1.7. Anexo I

ad1anexo1parte1

ad1anexo1parte2

ad1anexo1parte3

Medidas descritivas da variável “Total de resíduos gerados” (em toneladas/mês) para cada localidade, e diagrama em caixas da variável “Total de resíduos gerados” (em toneladas/mês) por localidade.