AD2 de Epistemologia

Site: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
Curso: UDESC - Mediações para a segunda fase BICT
Livro: AD2 de Epistemologia
Impresso por: Usuário visitante
Data: sexta, 20 Set 2024, 00:00

1. Material de Mediação para a avaliação a distância 2 – AD2 - prazo 20/11/2022

Atividade a Distância 2- AD2

 

A seguir nossas dicas para que você resolva as questões da AD2, que abrange os tópicos 3 e 4 da disciplina.
Cuidado: evite o plágio. Faça corretamente as citações diretas e indiretas.

O prazo para a postagem da atividade na página da disciplina é 20/11/2022.

ATENÇÃO:
O material criado pela professora é fortemente apoiado em duas apostilas. Recomendamos que você baixe os arquivos.

1) Metodologias para iniciação à prática da pesquisa e extensão I

íconedownlaodClique aqui para baixar.

2) Conteúdos e metodologias do ensino de ciências I  

íconedownlaodClique aqui para baixar.

1.1. Questão 1

ENUNCIADO

1. A partir das contribuições dos filósofos gregos, Aristóteles, Platão e Sócrates foi possível a definição clássica de ciência, que ainda hoje é aceita e difundida (2,0).

a) Apresente a contribuição de cada um dos filósofos;

b) Apresente a definição clássica de ciência.

DICAS

Esperamos que você tenha baixado os arquivos que citamos na apresentação dessa mediação, porque agora ficou fácil a tarefa, ainda que consideramos que você pode pesquisar outros materiais.
Vamos lá?

Para resolver esta questão, basta ler o final da seção 1 da apostila "Metodologias para iniciação científica à prática da pesquisa e extensão I". Os autores terminam a seção 1 justamente fazendo um paralelo da concepção de ciência na visão de Aristóteles, Platão e Sócrates. E, mais que isso, culminam com a definição clássica de ciência.

Para conhecer mais sobre as ideias de Platão sobre a reflexão e a produção do conhecimento assista o vídeo sobre o

CUIDADO COM O PLÁGIO!!!!
Se você fizer citação indireta, ou seja, com as suas palavras, não se esqueça de, ainda assim, evidenciar a autoria. Exemplo:
Segundo Tavares et al. (2011), na concepção de Aristóteles ciência é blá blá blá.....

E se for uma citação direta, não esqueça de evidenciar a página:
Segundo Tavares et al. (2011, p. 51), na concepção de Aristóteles ciência é "blá blá blá...... ".

Ah! E não se esqueça também que se a citação direta tiver mais de 3 linhas, precisa daquele recuo formatado, não é mesmo: espaçamento simples, fonte menor, 4 cm além da margem e com um espaço entre linhas de 1,5 antes e depois da citação.

Por último, não se esqueça de inserir nas referências:

TAVARES, Arice Cardoso et al. (org.). Metodologias para iniciação à prática da pesquisa e extensão I: caderno pedagógico. Florianópolis: UDESC/CEAD/UAB, 2011. 

SE VOCÊ PESQUISAR OUTROS AUTORES E CITÁ-LOS, NÃO SE ESQUEÇA DE REFERENCIÁ-LOS TAMBÉM. OK?

1.2. Questão 2

ENUNCIADO

2. No Renascimento, com o surgimento e a ascensão da classe burguesa, com o evento do capitalismo como nova forma de organização da economia, houve grandes mudanças em todos os aspectos da civilização ocidental, influenciando a própria noção de ciência que temos hoje em dia. Explique em até 10 linhas, o que significa o termo “Renascimento” (2,0).

DICAS

A seção 2 de Tavares et al. (2011), que indicamos para resolver a questão anterior, começa justamente com a explicação do Renascimento. Sugerimos que você faça as devidas citações e referências. Seria interessante, mas não identificamos como obrigatório, que você busque também outras fontes, para enriquecer a resposta.

 

1.3. Questão 3

ENUNCIADO

3. Como você viu, toda pesquisa científica precisa ser elaborada a partir de um método. Tendo como base o que você estudou sobre o assunto, explique quais as quatro etapas do método científico (2,0).

DICAS

O vídeo do tópico 3, apresentado pela professora, tem uma boa explicação das etapas do método científico. Sugerimos que você complemente com o texto que está na seção 2 da apostila de Tavares et al. (2011). 

Ah! E mais uma vez: não esqueça de fazer as devidas citações e referenciar. ok?

1.4. Questão 4

ENUNCIADO

4. Considerando a concepção clássica, bem como considerando as inovações modernas, poderíamos dizer que a ciência é um conhecimento útil, metódico, experimental, preciso, quantitativo, formulado a partir do uso de instrumentos e da construção de modelos. Indique qual é a concepção de ciência da modernidade (2,0).

DICAS

 O vídeo do tópico 4, apresentado pela professora, começa justamente com a concepção de ciência da modernidade, apoiada novamente em Tavares et al. (2011, p. 58). 
Nossa dica mais importante é que você utilize citação direta, para evidenciar como os autores definem ciência na modernidade, mas procure complementar com outros autores, em especial com citações indiretas, ou seja, sua interpretação a partir de outras fontes. 

Uma boa dica de leitura é o Boaventura de Sousa Santos, com o livro clássico intitulado "Um discurso sobre as ciências".

Você também assistir a alguns vídeos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, para aprofundar seu entendimento sobre o papel das ciências na sociedade.




1.5. Questão 5

ENUNCIADO

5. A tradição positivista não se cansa de apontar os inúmeros desenvolvimentos científicos dos últimos séculos, das últimas décadas ou dos últimos anos. Também não se cansa de apontar os benefícios que tais desenvolvimentos trouxeram para a vida humana. Por outro lado, há diversas críticas a esse modelo de ciência. Identifique essas críticas e relacione com a visão dos pensadores: Thomas Kuhn e Karl Popper (2,0).

DICAS

Retomando o vídeo do tópico 3, apresentado pela professora, há uma parte intitulada "um olhar crítico sobre a ciência". Comece pelo vídeo e, logo em seguida, leia também a seção 4 da apostila de Tavares et al. (2011), que vem trazer uma importante contribuição de Khun sobre a questão do "paradigma científico" e suas críticas em relação a isso. Logo em seguida, os autores mostram a visão de Popper rebatendo algumas críticas de Khun. 

Com isso você consegue construir uma boa resposta para esta questão. Ah! É claro que vale a pena consultar também outras fontes.

Para conhecer mais sobre o pensamento de Thomas Kuhn e de Karl Popper assista a vídeo aula

.