Estatística - mediação para AP - parcial 2 - revisão da literatura

1. 2. AP - parcial 2 - entrega até 01.11

1.2. Onde e como buscar material bibliográfico?

ONDE PESQUISAR?
Seguem algumas plataformas de busca : 

    • Google acadêmico: busca materiais acadêmicos nacionais e internacionais produzidos nos mais diversos formatos. 
    • Portal de Periódicos da CAPES: biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica, textos completos de livros, periódicos, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Para ter acesso mais amplo aos conteúdos você deve clicar no link acima, escolher a instituição UDESC e fazer o login com seu CPF e senha (iguais para o acesso ao moodle). 
    • Scientific Electronic Library Online – SciELO: é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros nas mais variadas áreas do conhecimento.
    • Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD: coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) que divulga teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. 
    • Biblioteca universitária UDESC: essa plataforma reúne parte da produção intelectual da comunidade acadêmica da UDESC, bem como, o acervo físico e digital da biblioteca universitária (muito material só poderá ser acessado na forma física). 
    • Biblioteca universitária da UFSC: essa plataforma reúne parte da produção intelectual da comunidade acadêmica da UFSC, bem como, o acervo físico e digital da biblioteca universitária (muito material só poderá ser acessado na forma física).
    • Biblioteca Nacional Digital: acervo composto por obras publicadas entre o século XV e início do século XX. É composto por documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos e sonoros. 
    • Portal Domínio Público: Disponibiliza acesso ao texto completo das obras literárias, artísticas e científicas de domínio público ou que tenham sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

    COMO PESQUISAR?

    A busca mais comum se dá por palavras-chave ou descritores que definem o tema de estudo. A busca também pode ser feita pelo nome do/a pesquisador/a autor(a), pelo nome do periódico, por data e intervalo de tempo, por idioma, etc. Cada plataforma  de busca oferece diferentes possibilidades.
    É importante também adotar estratégias de refinamento da busca, com os chamados "operadores boleanos". 

    Vejamos o que Gil (2022, p. 66)  ) diz sobre estes operadores:  
    "Para evitar que os descritores ou palavras-chave conduzam a um número muito grande de resultados, recomenda-se a utilização dos operadores booleanos, que são palavras utilizadas para definir como deve ser feita a combinação entre os termos ou as expressões de uma busca. A busca booleana compreende três operadores lógicos: AND, OR e AND NOT. O operador AND (intersecção) recupera artigos cujos títulos ou temas contenham todas as palavras ou termos da pesquisa. Por exemplo, uma busca referente a “renda” AND “escolaridade” recuperará apenas artigos que possuam as duas palavras. Artigos que tratam apenas de “renda” ou de “escolaridade” não aparecerão na busca. É muito utilizado nas buscas porque facilita a identificação de assuntos específicos em áreas muito amplas. O operador OR recupera artigos que possuam qualquer dos termos pesquisados, tanto sozinhos quanto em conjunto. Assim, uma busca referente a “renda” OR “escolaridade” recuperará todos os artigos que tratem de renda ou escolaridade. O operador NOT equivale a uma subtração. Quando é utilizado, são recuperados artigos que tratem de um conceito, mas não do outro. Logo, uma busca referente a “renda” NOT “escolaridade” recuperará todos os artigos sobre “renda” que não tratam de escolaridade"


     Sugerimos que você explore estas possibilidades. Se tiver dúvidas, existem vários vídeos com tutoriais para o uso das plataformas. Ou nos contate!
     

    APROFUNDE OS SEUS CONHECIMENTOS

    •  Sobre escolha e combinação de palavras-chave, descritores, seleção de artigos e demais materiais e dicas para a leitura, tomada de apontamentos e fichamento de materiais bibliográficos, consulte o capítulo 5 do livro "Como Elaborar Projetos de Pesquisa", 7ª edição de Antonio Carlos Gil. Este livro está disponível na plataforma Minha Biblioteca. Você pode acessar a plataforma fazendo seu login no ID UDESC com o usuário e senha do Moodle. 
    • Consulte o "modelo de ficha de leitura" fornecido pelos professores da disciplina de Metodologia que está disponível na página da disciplina no material complementar do tópico 1. Realizar o fichamento do material consultado é importante para a construção da revisão bibliográfica do projeto de pesquisa.  

    Bons estudos!