Estatística - mediação para AD1 - parte 1

1. AD1 - Parcial 1 - entrega até 14.09.2022

1.2. Questão 1: exemplo de pesquisa na área do meio ambiente e saúde

Exemplo pesquisa na área do meio ambiente e da saúde

Neste exemplo, o tema da pesquisa está relacionado à exposição de trabalhadores de postos de gasolina de SC ao benzeno, uma substância cancerígena. Os trechos inseridos abaixo foram retirados integralmente de D’Alascio et al (2014). A referência completa e o link para o artigo encontram-se ao final do exemplo.

 

Contextualização da pesquisa (traz o que já se sabe sobre o tema):

O benzeno é um hidrocarboneto aromático que compõe os combustíveis e tem uma presença praticamente ubíqua no meio ambiente, variando apenas sua concentração. A intoxicação por benzeno, em sua forma aguda, acomete especialmente o sistema nervoso central e em altos níveis pode ser letal. Na forma crônica, está comprovadamente associada à ocorrência de leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.

A utilização do benzeno está proibida, devido ao seu potencial cancerígeno, em qualquer atividade, exceto nas indústrias e laboratórios que o produzem, em processos de síntese química que tem a sua participação, em combustíveis derivados de petróleo ou em trabalhos de análise ou investigação realizados em laboratório, quando não for possível a sua substituição.

A contextualização auxilia na formulação do problema e do objetivo geral de pesquisa. O problema reflete uma questão, pergunta ou lacuna que o estudo pretende investigar. 

 Mesmo com a vigência de normas de segurança e de proteção à saúde do trabalhador em contato com o benzeno, diretrizes que deveriam controlar os riscos ocupacionais relacionados com esse agente químico, há a suspeita de que um conjunto significativo de trabalhadores permaneça exposto a esse produto, com a possibilidade de morbidade específica aumentada em relação aos de outras atividades. Adicionalmente, hábitos ocupacionais que afrontam normas de segurança em relação à exposição ao benzeno têm sido relatados como condições potencialmente associadas ao aumento do risco de danos causados por esta e outras substâncias que compõem os combustíveis utilizados no país.

Por conta disso, este estudo procurou avaliar a ocorrência de sintomas associados à exposição ao benzeno, referidos por uma amostra de trabalhadores de Postos de Revenda de Combustível no Varejo (PRCV) no sul de Santa Catarina, nos anos de 2011 e 2012, buscando associação entre esses sintomas e o perfil sociodemográfico e os hábitos e práticas utilizados por esses trabalhadores que potencialmente sofrem maior risco de intoxicação por hidrocarbonetos aromáticos presentes nesse tipo de comércio.

O objetivo geral foi explicitado no parágrafo acima. O exemplo auxilia no desenvolvimento questão 3 desta atividade avaliativa.

_________________________________________________________________________
Fonte: D’Alascio et al. (2014)
_________________________________________________________________________

D’ALASCIO, Renato Gomes et al. Sintomas relacionados à exposição ocupacional ao benzeno e hábitos ocupacionais em trabalhadores de postos de revenda de combustíveis a varejo na região sul de Santa Catarina. Rev Bras Med Trab, v. 12, n. 1, p. 21-9, 2014. Disponível em: https://cdn.publisher.gn1.link/rbmt.org.br/pdf/v12n1a04.pdf. Acesso em 05 de set. de 2022.